Domingo, 26 de Maio de 2024
No menu items!

Cidade cumpre tradição de São Pedro

Depois de dois anos cancelada por causa da pandemia, a feira de São Pedro regressou às ruas do centro da cidade de Vila Real.

-PUB-

As barracas de venda de roupa, malas, brinquedos ou farturas dominam a feira de São Pedro, mas é no largo da Capela Nova que a verdadeira tradição se cumpre, com a exposição e venda do famoso barro preto de Bisalhães.

Num dos stands encontrámos Lídia Pires, de 86 anos. Há 19 que não vinha à feira, “desde que o meu marido morreu, porque era ele que fazia as peças”. Agora, “é o meu genro que faz e este ano lá me convenceram a vir para aqui e estou a gostar muito”, conta à VTM.

Contudo, lamenta que “hoje em dia já poucos querem saber disto”, lembrando que “antigamente, esta rua ficava toda cheia até lá baixo e ainda dava a volta. Mal se conseguia andar”.

A feira de São Pedro arrancou ontem e prolonga-se até hoje à noite, sendo possível cumprir outra tradição, a de comprar cuecas.

As festas dedicadas aos três santos populares terminam esta quarta-feira, com um concerto de Rui Veloso e fogo de artifício.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS