Mondim de Basto vai realizar a segunda edição desta iniciativa nos dias 4 e 5 de outubro.
De acordo com Leonor Zuzarte, da organização, o ciclo de cinema pretende “conciliar o melhor de dois mundos: permitir que jovens realizadores em Portugal, no início do seu percurso, consigam mostrar o seu trabalho e garantir a existência de cinema independente a uma população que muitas vezes se vê privada desta oferta”.
Para além da seleção oficial de curtas-metragens, numa sessão conjunta com debate e presença dos realizadores, a iniciativa contará com um concurso de microfilmes até dois minutos e com um projeto conjunto com o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.
Este evento pretende, também, estimular “o interesse pelo cinema e audiovisual na região junto de quem pode vir a fazer parte da próxima geração do cinema português”, afirma Gonçalo Ferreira.
De referir que será, ainda, aberta uma sessão de trabalhos para curtas-metragens até 30 minutos e para a secção de micro-curtas até dois minutos, que irá decorrer enter 9 de maio e 15 de junho. É possível submeter os projetos através da plataforma FilmFreeway.