A “Colmeia de Natal” é o nome escolhido para dinamizar a vila nesta quadra festiva, com uma pista de gelo, a iluminação das ruas, o sorteio de Natal do comércio local, a par da programação cultural.
Carla da Silva, vereadora da câmara municipal, explicou que Mondim de Basto vai inaugurar a primeira Pista de Gelo na Região de Basto, que vai ser instalada na Praça do Município. “Estará na vila durante quatro semanas, em que as associações terão a possibilidade de explorar a pista, de forma a conseguirem alguma receita para fazer face às dificuldades que vão sentindo no dia a dia”.
Haverá muitas atividades, como a Casa do Pai Natal, os Duendes à Solta e o Comboio de Natal, com o objetivo de “dinamizar o comércio local, ajudar as associações e instituições locais, mas também ser mais um incentivo para visitar o concelho e usufruir de todas as suas potencialidades turísticas e gastronómicas”, revela a autarca, que espera receber muitos visitantes nesta época de Natal. “É um programa mais ambicioso, com o objetivo de corresponder à magia do Natal e ao imaginário das crianças, mas também promover os nossos produtos”.
A campanha de Natal do Comércio Local tem, este ano, mais prémios para oferecer aos clientes que elejam o comércio tradicional para realizarem as suas compras de Natal. Até ao dia 19 de janeiro de 2023 vão estar em jogo 150 prémios, numa parceria com o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto. Aos sábados haverá ainda o Mercadinho para promover os produtos locais.
A programação cultural conta com a I Mostra de Teatro Infantil, que vai desenvolver workshops com a comunidade escolar, sessões de cinema e de teatro e o Concerto de Natal, que vai ser apresentado a 23 de dezembro.
As principais artérias da vila vão também estar iluminadas com motivos natalícios que serão complementados com as já tradicionais e originais Árvores de Natal, instaladas nos Paços do Concelho e numa das entradas da vila, ornamentadas com objetos alusivos a produtos locais, nomeadamente o vinho e o milho. “São produtos do nosso concelho, em que o objetivo é levar o nosso Mondim a todo o lado”, concluiu Carla da Silva.