Sábado, 2 de Março de 2024
No menu items!

Comissão de Acompanhamento do PRR “faz ponto da situação” em Lamego

A Câmara Municipal de Lamego recebeu a Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma visita cujo objetivo foi “fazer o ponto de situação” das candidaturas aos fundos europeus do município.

-PUB-

O Presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, acompanhou o Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, na visita pelos vários projetos do concelho, cuja execução alcança um montante de 50 milhões de euros.

Atualmente, já foram aprovados mais de oito milhões de euros para um investimento em várias instituições como o Município, o Museu de Lamego, o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, a Associação “Portas P’rà Vida” e diversas empresas e particulares.

O presidente de Lamego salienta, entre todos os projetos apresentados, as seis candidaturas municipais já aprovadas e em execução: a criação da residência de estudantes universitários; a requalificação e conservação do Museu de Lamego; a modernização da infraestrutura tecnológica do Museu de Lamego e do Convento de Ferreirim; o desenvolvimento de um plano de transição digital na zona comercial de Lamego e a melhoria das condições de acesso às habitações.

O autarca aproveitou a visita do Presidente da Comissão para o alertar quanto” à existência de constrangimentos que dificultam e atrasam a execução destes projetos que podem inviabilizar o cumprimento do prazo para a conclusão do PRR”. Usando como exemplo destes entraves “a existência de despesas não elegíveis, a alteração das regras entre avisos sucessivos e o desajuste dos valores de referência em relação aos valores atuais de mercado”, acrescentou.

A Câmara Municipal revela que já foram submetidos mais dez projetos, ainda pendentes de aprovação, com um valor superior a 20 milhões de euros.

Alguns destes projetos são a construção do novo Centro de Saúde; a construção de 108 novos fogos de habitação a custos controlados; a criação de equipa multidisciplinar do projeto piloto “Radar Social” e a melhoria das condições de acessibilidade no edifício dos Paços do Concelho (Acessibilidades 360º).

O município está também a preparar mais sete candidaturas ao PRR, a apresentar até ao final de março, com necessidades de financiamento de 19 milhões e 557 mil euros.

Os projetos em preparação são:  a reabilitação de edifícios municipais para a criação de 11 fogos de habitação a custos controlados, a requalificação e modernização da Escola Básica 2/3 de Lamego e da Escola Secundária da Sé, a adaptação de 32 passadeiras de arruamento da cidade a pessoas com mobilidade reduzida ou invisuais e a realização de obras em residências particulares.

O presidente lamecense reforça a importância do PRR para o concelho e a sua satisfação por ver a dinâmica do Município, das associações, das empresas e de promotores privados na apresentação de candidaturas bem-sucedidas.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.