Em comunicado, a autarquia revela que esta visita “coincidiu com as comemorações oficiais de 2024 do Dia Nacional de França e o 80º aniversário da libertação de França durante a Segunda Guerra Mundial, onde a comitiva também esteve presente e participou ativamente nas celebrações, que incluíram desfiles, discursos e homenagens”.
Do restante programa oficial constaram ainda outros momentos de trabalho e de contactos institucionais com entidades e associações locais, onde se discutiram futuras colaborações e projetos entre as duas vilas, e se abriram novas perspetivas de cooperação e amizade.
No seu discurso, a presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, destacou a importância da memória histórica e da amizade entre os povos. “A nossa presença aqui é um testemunho da solidariedade e do respeito mútuo que une Sabrosa e Cadaujac. Juntos, honramos o passado e trabalhamos por um futuro de amizade e cooperação”.
Terminou o discurso, a saudar todos os emigrantes portugueses ali presentes.
Francis Gazeau, presidente de Cadaujac, realçou, no mesmo sentido, a importância e o significado da presença da comitiva portuguesa naquele local e naquela data, do trabalho realizado no passado e naquele que se vai realizar, em conjunto, no futuro.
Esta visita institucional de Sabrosa a Cadaujac reforçou assim os laços entre as duas comunidades, reforçando uma conexão histórica e cultural iniciada no ano de 1997.