Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021
© DR

Constituída equipa para prestar apoio à população

Equipa de apoio móvel ajuda as populações mais vulneráveis e sem retaguarda familiar em diversas situações

-PUB-

Um grupo de técnicos, de diferentes valências, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de se criar “um contacto direto com as pessoas do concelho, fazendo regulares visitas com o intuito de prestar todo o apoio necessário na área da ação social, levando cultura e recolhendo ensinamentos”.

Criada pela autarquia, esta equipa multidisciplinar é constituída por um grupo de colaboradores do município e do Centro Interdisciplinar, Inter-Regional e Transfronteiriço de Memória da Educação. “Promove o desenvolvimento da ação social, minimizando as desigualdades sociais e o isolamento, leva à boleia a cultura, promove o gosto pelos livros e pela leitura, trocam histórias de vida, de memórias e tradições”.

Na prática trata-se de uma “equipa de apoio móvel”, que “ajuda as populações mais vulneráveis e sem retaguarda familiar em diversas situações”, como, por exemplo, no transporte e distribuição de bens de primeira necessidade, de higiene pessoal e doméstica, na marcação de consultas, na aquisição de medicamentos, no apoio e informação dos procedimentos de como pagar a água, eletricidade, telefone ou outros serviços essenciais”, explica a autarquia em comunicado.

Além disso, “transportam livros às populações com menor acesso à cultura, leem histórias a pessoas que se encontram em situação de isolamento, doentes e familiares, amenizando a dor e a solidão”.

Recolhem, ainda, histórias, tradições e narrativas antigas, para registar, compilar e guardar, salvando e conservando a memória destas gentes.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.