Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Danail Petrov bisa em etapas e conquista a corrida

O búlgaro da Madeinox-Boavista venceu isolado a terceira e última etapa da Volta a Trás-os-Montes, conquistando a vantagem suficiente para sagrar-se vencedor da classificação geral individual. Apenas três segundos separaram o búlgaro do português Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), segundo classificado.

-PUB-

O dia até começara de feição para a LA-Paredes Rota dos Móveis, que dominou por completo a crono-escalada da manhã de sábado, 5,8 quilómetros entre Santa Marta de Penaguião e Medrões. Os homens do Vale do Sousa colocaram três elementos nos três primeiros da etapa, tendo Edgar Pinto sido o mais rápido e passado a vestir a camisola amarela. Danail Petrov, fruto de um desempenho aquém do esperado, caiu para o oitavo lugar.

Feridos no seu orgulho, os boavisteiros tudo fizeram durante a tarde para reverterem a situação. Ao longo dos 70,6 quilómetros que uniram Santa Marta de Penaguião a Vila Real, as camisolas laranja da Madeinox-Boavista destacaram-se na altura de jogar ao ataque. A LA-Paredes Rota dos Móveis, por seu lado, ia respondendo às ofensivas.

Depois da única montanha da tirada, formou-se um grupo de oito fugitivos, entre os quais estavam três representantes da Madeinox-Boavista, Danail Petrov, Ricardo Vilela e Sérgio Sousa, contra apenas Vergílio Santos, da LA-Paredes Rota dos Móveis. Em clara inferioridade numérica, Vergílio Santos, como todo o pelotão sem comunicações rádio com os colegas, foi esperando que a equipa, no pelotão, anulasse a escapada. Tal não sucedeu. A dois quilómetros da meta, Danail Petrov atacou em solitário e passou o risco com seis segundos de vantagem sobre os perseguidores, entre os quais estava Vergílio Santos. Com a bonificação da chegada – esta etapa foi a única da prova com bonificações – o búlgaro conquistou a diferença suficiente para sagrar-se vencedor.

Danail Petrov também ganhou a classificação por pontos. Vergílio Santos foi o melhor trepador e Bruno Silva (Aluvia/Valongo) o melhor jovem. A Madeinox-Boavista triunfou colectivamente.

 

Classificações:

2.ª Etapa: Santa Marta de Penaguião – Medrões, 5,8 km (C/R)

1º Edgar Pinto (LA-Paredes Rota dos Móveis), 12m33s (Média: 27,729 km/h)

2º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 17s

3º Miguel Candil (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt

4º João Benta (Madeinox-Boavista), a 19s

5º César Fonte (Barbot-Siper), a 20s

 

3.ª Etapa: Santa Marta de Penaguião – Vila Real, 70,6 km

1º Danail Petrov (Madeinox-Boavista), 1h44m12s (Média: 40,767 km/h)

2º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), a 6s

3º César Quitério (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt

4º Bruno Pinto (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt

5º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt

 

Geral Individual

1º Danail Petrov (Madeinox-Boavista), 5h47m35s

2º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 3s

3º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), a 12s

4º Ricardo Vilela (Madeinox-Boavista), a 39s

5º David Livramento (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m13s

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS