Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
No menu items!
Luís Tão
Luís Tão
Empresário

De volta às aulas

Há cerca de um ano e meio, o Colégio João Paulo II em Vila Real, promoveu um ciclo de conferências, cuja 1ª foi “Educação na Era da Inteligência Artificial”, proferida pelo Dr. João César das Neves, à qual, como convidado, assisti com muito gosto, interesse e especial curiosidade.

A minha geração, que há décadas está fora da Escola, está também longe de entender os contornos da Inteligência Artificial (IA) e o seu impacto nas mais diversas áreas, nomeadamente na sala de aula.

O cenário educacional de hoje está marcado por este “novo” elemento que transforma profundamente o modo como aprendemos e ensinamos.

É um grande desafio para todos, encarregados de educação, alunos e professores.
O que somos hoje na vida, tem muito a ver com a nossa infância e juventude, já que estes são os anos onde começamos a construir o futuro. É na Escola que nos transmitem os conhecimentos e informações do passado e do presente, com os olhos postos no futuro.

A evolução tecnológica está em constante mudança e de forma cada vez mais acelerada e a IA irá afetar, de entre outras coisas, a Educação.

Terá provavelmente prós e contras.

Trará provavelmente maior eficiência, oportunidades de aprendizagem personalizada e análise de dados aprimorada para uma melhor tomada de decisão, no entanto, os contras envolvem possíveis imprecisões, o risco de dependência excessiva da tecnologia e desafios quando se trata de manter a integridade académica.

Nos últimos anos, ferramentas baseadas em IA deixaram de ser apenas uma tendência para se tornarem parte do quotidiano escolar e académico. Plataformas capazes de gerar textos, resolver problemas complexos, corrigir exercícios e até personalizar caminhos de aprendizagem estão ao alcance de estudantes e educadores. Essa realidade, ao mesmo tempo que cria oportunidades inéditas, também impõe desafios éticos, pedagógicos e tecnológicos.

O ensino é uma das profissões mais stressantes, e é fácil perceber porquê.
Os professores lidam com muitas responsabilidades para garantir que os seus alunos recebam uma educação de qualidade, o que exige muita dedicação e esforço.

A realização pessoal e profissional dos docentes, apesar das adversidades, ainda encontra significado na sua profissão, por outro lado a desvalorização da carreira docente, a necessidade de acumulação de cargos e a falta de suporte institucional, entre outras, exige medidas para garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos professores.

O futuro está por construir e grande parte estará a cargo das novas gerações. As aulas voltaram.

O início de um novo ano letivo traz sempre consigo expectativas, sonhos e a promessa de novas aprendizagens. Para estudantes, professores e gestores escolares, esse é um momento de recomeço, de reorganização de metas e de renovação de práticas pedagógicas.

Desejo a todos os alunos, professores e auxiliares de educação, um ano cheio de descobertas e conhecimento.

Que este novo ano letivo seja marcado pelo compromisso coletivo de toda a comunidade escolar em construir uma educação mais inovadora, inclusiva e humanizada, capaz de preparar os nossos alunos não apenas para os desafios da IA, mas, sobretudo, para exercerem com responsabilidade e ética o seu papel no mundo.

ARTIGOS do mesmo autor

Linha do Valle do Corgo

O Calvário do Monte da Forca

Democracia, a voz do povo

Expectativas 2025-2029

O militante imaginário

Obrigado 2021-2025

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS