Sábado, 12 de Julho de 2025
No menu items!

Detidos por burlar idosos em vários concelhos

Dois homens, de 71 e 73 anos, foram detidos pela GNR e ficaram em prisão preventiva. Estão indiciados por 15 crimes de burla qualificada alegadamente cometidos sobre idosos durante as feiras semanais de vários concelhos do norte e centro do país, incluindo Bragança e Mirandela.

-PUB-

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga conta que, através do Núcleo de Investigação Criminal de Fafe, deteve os dois homens, residentes em Lisboa e Oeiras, na na vila de Prado, concelho de Vila Verde, em flagrante delito.

“No decurso da investigação, foi possível apurar-se que os suspeitos abordavam as vítimas, maioritariamente homens idosos, com o objetivo de ganhar a sua confiança e perceber se estas tinham na sua posse grandes quantias em dinheiro, as quais acabavam por entregar aos burlões”, explica a GNR.

Esta força de segurança apurou que os suspeitos atuavam nas imediações de feiras semanais, em diversos concelhos do país, nomeadamente Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Verde, Braga, Fafe, Cabeceiras de Basto, Felgueiras, Bragança, Mirandela, Penafiel, Porto, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Castelo Branco, Leiria e Fátima.

“Foi ainda possível indiciar os suspeitos por 15 crimes de burla qualificada a idosos em razão do prejuízo patrimonial causado, bem como da especial vulnerabilidade da vítima e da difícil situação económica em que ficavam após a consumação da burla”, adianta a GNR.

Na sequência das diligências policiais, foram realizadas três buscas domiciliárias que culminaram na apreensão de material relacionado com os ilícitos.

Os militares da GNR apreenderam 100 mil euros em numerário, dois automóveis, uma peça de ouro, equipamentos informáticos, apontamentos e notas manuscritas e indumentária utilizada durante a prática das burlas.

Os suspeitos foram presentes a primeiro interrogatório judicial na quinta-feira, no Tribunal Judicial de Cabeceiras de Basto, que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

Esta investigação contou com o reforço dos militares da estrutura de Investigação Criminal (IC) do Comando Territorial de Braga e de Lisboa, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS