Domingo, 27 de Abril de 2025
No menu items!

Escola Camilo Castelo Branco promove Concurso “DesMultiplicar”

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco foi palco da 4.ª edição do Concurso DesMultiplicar, um evento que animou as férias da Páscoa com números, sorrisos e muitas atividades lúdico-pedagógicas. 

-PUB-

O concurso reuniu cerca de uma centena de alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, acompanhados por pais e professores de várias escolas e centros de estudo do distrito.

O DesMultiplicar é uma competição centrada no jogo de cartas Multipli, que explora a tabuada de forma divertida, promovendo o pensamento lógico, a aprendizagem e o gosto pela matemática. Um dos objetivos do evento é fomentar o espírito de responsabilidade nos alunos mais velhos, que se reveem no papel de árbitros e mentores dos mais novos, reforçando também os seus próprios conhecimentos.

Ao longo do dia, não faltaram oportunidades de interação, partilha e diversão. Para além da competição principal, a tarde foi animada com jogos matemáticos e uma sessão de ténis de mesa dinamizada pelo Clube de Vila Real. 

A diretora da escola, Helena Correia, sublinhou a importância de iniciativas como esta para a consolidação de aprendizagens e a vivência de valores. “Este concurso é a prova de que aprender pode – e deve – ser uma experiência divertida e partilhada. Ver alunos de diferentes idades a colaborarem e a entusiasmarem-se com a Matemática é motivo de orgulho para toda a escola”. 

Segundo o professor Rui Fernandes, coordenador do concurso, a iniciativa “é um exemplo claro de como se pode aprender com entusiasmo. Neste concurso, a matemática sai dos manuais e ganha vida. É um momento em que os alunos se apoiam, aprendem juntos e descobrem que saber multiplicar pode mesmo ser divertido”. 

Para muitos alunos, o dia foi uma verdadeira aventura matemática. Como partilhou um dos participantes do 1.º ciclo. “Foi muito divertido jogar com colegas de outras escolas. A Camila deu-me sorte! Já quero voltar no próximo ano”. 

Também os alunos mais velhos, que desempenharam a função de árbitros, viveram o dia com entusiasmo e sentido de missão. Uma das alunas do ensino secundário disse que “é engraçado como, ao ensinar e acompanhar os mais pequenos, também acabamos por aprender. Senti que estava a fazer a diferença”. 

Este concurso anual pretende, além de enriquecer o Clube de Matemática da escola, criar momentos marcantes para toda a comunidade educativa, estimulando o prazer de aprender com jogos e desafios.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS