O concurso reuniu cerca de uma centena de alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, acompanhados por pais e professores de várias escolas e centros de estudo do distrito.
O DesMultiplicar é uma competição centrada no jogo de cartas Multipli, que explora a tabuada de forma divertida, promovendo o pensamento lógico, a aprendizagem e o gosto pela matemática. Um dos objetivos do evento é fomentar o espírito de responsabilidade nos alunos mais velhos, que se reveem no papel de árbitros e mentores dos mais novos, reforçando também os seus próprios conhecimentos.
Ao longo do dia, não faltaram oportunidades de interação, partilha e diversão. Para além da competição principal, a tarde foi animada com jogos matemáticos e uma sessão de ténis de mesa dinamizada pelo Clube de Vila Real.
A diretora da escola, Helena Correia, sublinhou a importância de iniciativas como esta para a consolidação de aprendizagens e a vivência de valores. “Este concurso é a prova de que aprender pode – e deve – ser uma experiência divertida e partilhada. Ver alunos de diferentes idades a colaborarem e a entusiasmarem-se com a Matemática é motivo de orgulho para toda a escola”.
Segundo o professor Rui Fernandes, coordenador do concurso, a iniciativa “é um exemplo claro de como se pode aprender com entusiasmo. Neste concurso, a matemática sai dos manuais e ganha vida. É um momento em que os alunos se apoiam, aprendem juntos e descobrem que saber multiplicar pode mesmo ser divertido”.
Para muitos alunos, o dia foi uma verdadeira aventura matemática. Como partilhou um dos participantes do 1.º ciclo. “Foi muito divertido jogar com colegas de outras escolas. A Camila deu-me sorte! Já quero voltar no próximo ano”.
Também os alunos mais velhos, que desempenharam a função de árbitros, viveram o dia com entusiasmo e sentido de missão. Uma das alunas do ensino secundário disse que “é engraçado como, ao ensinar e acompanhar os mais pequenos, também acabamos por aprender. Senti que estava a fazer a diferença”.
Este concurso anual pretende, além de enriquecer o Clube de Matemática da escola, criar momentos marcantes para toda a comunidade educativa, estimulando o prazer de aprender com jogos e desafios.