A mirandelense Agna Gabriel, estudante universitária em Lisboa, que esta época se transferiu do Benfica de Vila Pouca de Aguiar para a Escola das Pedras Salgadas, obteve o 4º título nacional em 4 anos consecutivos. Agna, que na época passada tinha sido campeã pelo Benfica de Vila Pouca de Aguiar e nos 2 anos anteriores pelo Clube Amador de Mirandela. O outro pódio foi conquistado sensacionalmente por Mariana Pinto, no escalão de sub 10, que terminou a competição na 3ª posição, registando 5 vitórias e duas derrotas. Neste escalão, assinalou-se um grande equilíbrio, com as 3 primeiras classificadas a terminaram com os mesmos pontos, com a Mariana a cumprir o 1º ano no escalão de sub 10 e com um ano de prática na modalidade, não teve sorte na lotaria do desempate e viu-se relegada para a 3ª posição.
A campeã nacional foi Cristina Martins de Mirandela, que venceu pela 3ª vez consecutiva. Neste mesmo escalão, Tânia Yé de ascendência chinesa, foi 6ª classificada, tendo numa das jornadas derrotado a colega de clube Mariana. Tânia Yé, recentemente no Torneio Jovem de Mangualde derrotou a campeã Cristina Martins. Em Sub 8, Diogo Lopes fez uma prova razoável terminando na 16ª posição, enquanto Hugo Rodrigues, em sub 12, concluiu em 42º. Começa assim a surtir efeito a aposta da direcção do Agrupamento das Pedras Salgadas no xadrez, através das Actividades de Enriquecimento Curricular, abrangendo todos os alunos do 1º ciclo, do Desporto Escolar e do “Clube de Xadrez”, como também a presença do Mestre ucraniano Roman Chemerys no concelho de Vila Pouca de Aguiar, desde há pouco mais de um ano e que vai treinando os mais capazes.
Anualmente, disputam-se os Campeonatos Nacionais de Jovens em duas vertentes, no ritmo “semi-rápido” como foi o caso agora de Bombarral e no ritmo “clássico” ou “lento” que se realiza normalmente nas férias escolares da Páscoa, durante 5 dias, apurando os vencedores para os Campeonatos do Mundo ou da Europa de Jovens. O ritmo clássico é o que é usado nas grandes competições nacionais e mundiais. Espera-se então que na Páscoa, com mais meio ano de trabalho os resultados atinjam maior brilhantismo. Entretanto, em Dezembro, vai iniciar-se o Campeonato Nacional da 3ª divisão que terá a participação da Escola de Pedras Salgadas, campeão distrital de Vila Real na época passada, que se irá apresentar com uma equipa muito jovem.