Sexta-feira, 5 de Junho de 2026
NacionalGNR apela à proteção ambiental no Dia Mundial do Ambiente

GNR apela à proteção ambiental no Dia Mundial do Ambiente

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez um apelo à prevenção de práticas lesivas para o ambiente, destacando a importância da gestão de resíduos e do respeito pelos ecossistemas, no Dia Mundial do Ambiente.

A GNR, em comunicado, sublinhou que no ano anterior foram elaborados 6.798 processos-crime e levantados 20.535 autos de contraordenação relacionados com questões ambientais. A Linha SOS Ambiente e Território, criada em 2002, recebeu 15.546 denúncias durante o ano de 2025, funcionando como um canal oficial para reportar infrações ambientais em Portugal.

Além disso, a GNR realizou 6.196 ações de sensibilização e informação ambiental, que contaram com a participação de 112.974 pessoas. A nota da GNR refere que “estes resultados evidenciam a persistência de comportamentos que comprometem a conservação da natureza e a utilização sustentável dos recursos naturais, bem como a relevância do trabalho desenvolvido pela Guarda na defesa do ambiente”.

No contexto do Dia Mundial do Ambiente, a GNR lembrou que “a proteção ambiental é uma responsabilidade partilhada e apela à adoção de comportamentos que contribuam para a preservação da natureza”. A Guarda também destacou que continuam a existir várias ameaças ao ambiente, como a degradação dos habitats naturais, a poluição, os incêndios rurais e o abandono indevido de resíduos.

A GNR reafirma a importância da colaboração da população na denúncia de práticas que possam prejudicar o meio ambiente, enfatizando que a proteção do ambiente deve ser uma prioridade para todos os cidadãos.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS