O objetivo principal foi fomentar nos alunos o gosto não só pela história militar de Portugal mas, principalmente, pela história da nossa terra, surgiu através do Regimento de Infantaria nº 13, uma das unidades que enviou tropas para os teatros de Angola e Guiné.
Duas docentes foram desafiadas a desenvolver este projeto, tendo sido selecionados dois alunos do oitavo ano para o Grupo B e duas alunas do décimo ano para o Grupo C. O primeiro par optou por elaborar um trabalho em suporte audiovisual, com o título “Nem um passo à retaguarda” e o segundo par por um trabalho escrito, intitulado “Memórias do Passado, Cicatrizes no Presente”. Estes trabalhos envolveram não só a pesquisa de informação sobre a Guerra Colonial e os seus intervenientes, mas também entrevistas a alguns ex-combatentes.
Num universo de 68 trabalhos (44 trabalhos, envolvendo 71 autores no Grupo B, e 24 trabalhos, com 60 autores, no Grupo C), apresentados a nível nacional, a Escola Secundária São Pedro obteve a menção honrosa (4º lugar) com o trabalho “Memórias do Passado, Cicatrizes no Presente”, do Grupo C, elaborado pelas alunas Rafaela Pinheiro e Leonor Pinto, do 10º F e tutoriado pela docente Sónia Nogueira.
Apesar da atribuição de prémios neste concurso, a Escola considera que “ouvir as histórias na primeira pessoa, conhecer traumas, os amores de uns e também os desamores de outros, foi para todos estes alunos envolvidos um ‘prémio’ mais enriquecedor”, pois trouxe-lhes uma visão mais real das dificuldades enfrentadas durante os períodos da Guerra
Colonial (1961-1974) e também um “sentimento de orgulho pelos seus avós e conterrâneos que combateram, não só nas províncias mas também na metrópole”.