Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
No menu items!

Especialista americano rejeita projeto para Mina do Barroso

O professor e investigador Steven Emerman apresentou, na sexta-feira (25), as conclusões do seu estudo sobre o impacto da exploração na mina do Barroso, por parte da empresa Savannah, na hidrologia da região.

-PUB-

A resposta não foi diferente da de outros dois relatórios que realizou anteriormente: a rejeição deste projeto. As razões não dão margens para dúvidas. Começa logo pelo facto de a empresa “nunca usar a palavra barragem”. Isto é, nos esquemas “vê-se uma barragem”, mas o estudo de impacto ambiental nunca utiliza a palavra, o que permite à empresa “fugir às exigências ambientais”, porque “nunca há uma discussão dos regulamentos de segurança”. O professor americano considera este panorama “chocante e perturbador”.

Além disso, continuou Steven Emerman, essa mesma barragem será “a montante”, ou seja, “é construída em cima dos resíduos que estão a ser confinados”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS