A Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros recebeu a certificação do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, o que permite ao concelho integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal. “É uma decisão muito importante para nós e que se constitui como mais um passo na diversificação da oferta turística no nosso município, bem como na criação de novas oportunidades de valorização do território”, referiu Benjamim Rodrigues, presidente da câmara municipal.
O projeto, que a partir de agora conta com o selo de qualidade da Fórum Oceano, integra uma oferta de produtos turísticos baseados na água, tendo por suporte o elevado potencial turístico da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. “Vamos articular as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira com os Lagos do Sabor, interligando-os com o futuro Centro Náutico”, frisa o presidente, adiantando que o objetivo passa por “criar novas dinâmicas turísticas, ancoradas em novas iniciativas, novos atores e novos investimentos em equipamentos e infraestruturas, envolvendo deste modo os agentes económicos e a comunidade local”.
Segundo o autarca, a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros “tem todas as condições para se estabelecer como mais uma marca distintiva no Nordeste Transmontano, juntando-se ao potencial da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e dos três selos UNESCO no território”.
“Será uma alavanca capaz de acrescentar valor e contribuir para a promoção dos restantes atrativos turísticos já existentes no território”, assim como representa “um passo interessante para a atratividade turística” e para “firmar o posicionamento distinto relativamente aos outros territórios que competem diretamente com Macedo de Cavaleiros”.
De recordar que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura valorizou como áreas e património de excelência o Geopark Terras de Cavaleiros, o Entrudo Chocalheiro e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.