O Subsistema de Abastecimento de Água de Vila Chã/Alijó foi concebido para abastecer as povoações dos Concelhos de Alijó e Murça, servindo um total de 20.062 habitantes, estando preparada para uma capacidade de produção diária de 5520m3.
O Subsistema tem origem numa captação superficial, situada na barragem de Vila Chã, cumprindo, em termos qualitativos e à luz dos resultados analíticos disponíveis, as exigências relativas à qualidade das águas doces superficiais, destinadas à produção de água para consumo humano.
O Subsistema, actualmente integrado nas Águas de Trás-os–Montes e Alto Douro, procedeu a intervenções de reabilitação e ampliação da ETA já existente, de modo a dotar o subsistema dos mais modernos equipamentos que permitam a obtenção de uma água tratada de excelente qualidade.
Este tratamento conta com várias etapas, desde a captação na Barragem de Vila Chã, até à desinfecção final, ficando a água armazenada em dois reservatórios, à saída da ETA, sendo, posteriormente, conduzidas para as adutoras Norte e Sul, destas aos reservatórios em Alta e aos pontos de entrega, para, posteriormente, ser distribuída aos consumidores.
Para que a Estação de Tratamento de Água pudesse funcionar, em pleno, foram investidos 5.584.539,86€, na ETA, em condutas adutoras e em reservatórios e estações elevatórias.