A Eurocidade Chaves–Verín organiza o Festival “Fontes Sonoras”, uma iniciativa transfronteiriça e gratuita que decorrerá entre 14 e 16 de novembro, com atividades culturais nas duas cidades.
Em Chaves, o programa inicia-se a 14 de novembro, às 14h30, com uma sessão de contos na Biblioteca Municipal, conduzida pelo narrador Xavier Frías Conde, natural de Salamanca e autor de mais de sessenta livros, principalmente de literatura infantil e juvenil.
No dia 15, o Museu das Termas Romanas acolhe um encontro de poesia e diálogo entre Chus Pato, reconhecida voz da literatura galega e vencedora do Prémio Nacional de Poesia 2024, e o poeta e tradutor português Jorge Melícias, conhecido pela sua extensa obra que transcende fronteiras linguísticas e estéticas.
O encerramento do festival será no domingo, dia 16, às 16h30, na Igreja da Misericórdia, com um concerto do grupo “Cantar Poesía”. Sob direção artística de Irene Brigitte, e com os músicos Pedro Martins e Xurxo Varela, o trio interpretará repertório inspirado na poesia musicada dos séculos XVI e XVII, num diálogo entre as tradições portuguesas e italianas.
Em paralelo, em Verín, as atividades decorrem também de 14 a 16 de novembro, com apresentações na Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Igreja de Santa María A Maior, reforçando o carácter partilhado e simbólico desta iniciativa cultural.
O festival “Fontes Sonoras” surge da ligação entre Chaves e Verín, simbolizada pela água, e da convicção de que “as palavras e a música são também fontes de cultura e de proximidade entre povos”.
A iniciativa insere-se no projeto Eurocidade Termal e da Água, cofinanciado pela União Europeia através do programa INTERREG VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, posicionando-se como um novo ponto de encontro cultural e turístico para a região.


