Localizada em Peso da Régua, no coração do Douro Vinhateiro, é uma escola vocacionada apenas para o ensino profissional, que enfrenta vários desafios, sendo o maior captar alunos. “Conseguimos fazer essa captação através de um trabalho que é feito sistematicamente ao longo do ano. A escola e as atividades são promovidas nas redes sociais, assim como toda a dinâmica de ligação com o meio exterior, com a comunidade, com os parceiros”, explica a diretora Susana Massa, adiantando que existem inúmeras vantagens em optar por esta escola. “A maior vantagem para o aluno é ter a certeza que vai ter um ensino profissional com rigor e exigência naquilo que se pretende para as suas aprendizagens e para ingressar no mercado de trabalho”.
“A maior vantagem para o aluno é ter a certeza que vai ter um ensino profissional com rigor e exigência”
SUSANA MASSA
DIRETORA ESCOLA DO RODO
Além disso, são cursos com uma componente prática “muito forte”, com todas as condições que se podem oferecer. “Temos instalações adequadas à lecionação dos cursos, com equipamentos e técnicos especializados nas áreas das componentes técnicas. E quando os alunos ingressam na formação em contexto de trabalho, já levam uma grande bagagem de aprendizagens para aquilo que vão encontrar nas empresas”, sublinha a diretora, acrescentando que a preparação no final será “muito maior do que estar a tirar um curso profissional numa escola que não tem as devidas instalações. Nós temos salas adaptadas para a componente prática de todos os cursos”.
OFERTA FORMATIVA
No ano letivo 2025/2026, a Escola do Rodo vai abrir seis cursos: Cozinha e Pastelaria, Restaurante e Bar, Auxiliar de Saúde, Técnico Vitivinícola, Técnico de Desporto, Comunicação Social e Serviço Digital. “Este último é a novidade e uma aposta da escola, uma vez que, ultimamente, anda tudo à volta do digital, da tecnologia, da comunicação, pelo que nos parece uma área muito importante com a crescente procura pelas redes sociais”. Mas, “também temos um laboratório LED na escola bem apetrechado com equipamentos para lecionar esse curso”.
EMPRESAS
Esta escola profissional tem ainda uma forte ligação ao tecido empresarial e a oferta formativa vai também no sentido de responder às necessidades do mercado de trabalho. “Esse é um dos objetivos do ensino profissional, qualificar jovens, quer para o mercado de trabalho, quer para seguir os estudos no ensino superior. Mas é, essencialmente, prepararem jovens para terminar o 12º ano e ficarem com uma qualificação profissional. Nesse sentido, procuramos abrir cursos que possam dar resposta às necessidades da região e também fora dela”, revela Susana Massa, adiantando que estão em constante articulação com as empresas e instituições locais para saber as suas necessidades, de modo a formar jovens que possam dar resposta ao mercado de trabalho. “Neste momento, posso dizer que temos alunos com o curso técnico auxiliar de saúde a estagiar no Hospital de Vila Real, mas também em Lisboa”. Assim como “alunos do curso vitivinícola que no 1º ano optam por estagiar na região, mas também manifestam uma vontade de estagiar na zona da Bairrada, por exemplo. Aqui podem experimentar novas oportunidades”.
Susana Massa reafirma a necessidade de se valorizar o ensino profissional. “Estamos longe de atingir a meta dos 50% de alunos no ensino profissional e o maior problema é não existir uma linha estratégica do que se pretende para o ensino profissional no país. Tem de haver uma concertação de estratégias entre todos os intervenientes. Se existisse uma estratégia muito bem definida, e se não se permitisse que o ensino profissional existisse em todo o lado, se calhar conseguiríamos mudar essa perspetiva”.








You must be logged in to post a comment.