O município freixenista foi distinguido com o prémio “Autarquia do Ano” pela apresentação do projeto “Seda de Freixo de Espada à Cinta” que eleva “uma tradição, uma arte, passada de geração em geração” e que, agora, “o executivo autárquico se compromete a trabalhar”.
Segundo comunicado da Câmara, “a seda de Freixo de Espada à Cinta está intrinsecamente ligada à história deste território e deste povo. Foi, a par da agricultura, o sustento de grande parte da população do concelho”.
Assim sendo, o executivo procurará “potenciar e valorizar esta arte através da sua divulgação nos mercados nacionais e internacionais e junto de entidades públicas e privadas através de protocolos de colaboração, entre muitos outros projetos ligados à seda que estão a ser planeados”, garante a autarquia.
“Não podemos deixar cair em desuso esta tradição tão nossa e este prémio é mais uma prova, mais um passo percorrido neste caminho de dar à seda de Freixo de Espada à Cinta o valor e o destaque que merece”.
Para o município, “Freixo de Espada à Cinta pode orgulhar-se de ser o depositário de uma arte tradicional inédita no país, e praticamente única na Europa: a criação do bicho-da-seda e a sua extração por processos ancestrais e artesanais”.
“Foi todo este “saber fazer” singular motivo suficiente para convencer o júri do Prémio Autarquia do Ano 2022 a atribuir este tão desejado galardão a Freixo de Espada à Cinta, o que prova que somos bons no que fazemos, temos as condições e agora resta-nos continuar a trabalhar no sentido de potenciar todas estas mais-valias únicas”.
O Prémio Autarquia do Ano é uma marca registada do Lisbon Awards Group, entidade responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos setores de atividade, que, em parceria com o jornal Eco, criou o Prémio “com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas de interesse público”.
A cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á na próxima quarta-feira, 8 de junho, em Lisboa.