Sexta-feira, 1 de Julho de 2022

Freixo de Espada à Cinta vence prémio “Autarquia do Ano”

A Câmara Municipal foi distinguida com o prémio "Autarquia do Ano 2022", na categoria de "Cultura e Património", subcategoria de "Artesanato", no qual concorreu com a apresentação de um projeto intitulado "Seda de Freixo de Espada à Cinta"

O município freixenista foi distinguido com o prémio “Autarquia do Ano” pela apresentação do projeto “Seda de Freixo de Espada à Cinta” que eleva “uma tradição, uma arte, passada de geração em geração” e que, agora, “o executivo autárquico se compromete a trabalhar”.

Segundo comunicado da Câmara, “a seda de Freixo de Espada à Cinta está intrinsecamente ligada à história deste território e deste povo. Foi, a par da agricultura, o sustento de grande parte da população do concelho”.

Assim sendo, o executivo procurará “potenciar e valorizar esta arte através da sua divulgação nos mercados nacionais e internacionais e junto de entidades públicas e privadas através de protocolos de colaboração, entre muitos outros projetos ligados à seda que estão a ser planeados”, garante a autarquia.

“Não podemos deixar cair em desuso esta tradição tão nossa e este prémio é mais uma prova, mais um passo percorrido neste caminho de dar à seda de Freixo de Espada à Cinta o valor e o destaque que merece”.

Para o município, “Freixo de Espada à Cinta pode orgulhar-se de ser o depositário de uma arte tradicional inédita no país, e praticamente única na Europa: a criação do bicho-da-seda e a sua extração por processos ancestrais e artesanais”.

“Foi todo este “saber fazer” singular motivo suficiente para convencer o júri do Prémio Autarquia do Ano 2022 a atribuir este tão desejado galardão a Freixo de Espada à Cinta, o que prova que somos bons no que fazemos, temos as condições e agora resta-nos continuar a trabalhar no sentido de potenciar todas estas mais-valias únicas”.

O Prémio Autarquia do Ano é uma marca registada do Lisbon Awards Group, entidade responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos setores de atividade, que, em parceria com o jornal Eco, criou o Prémio “com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas de interesse público”.

A cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á na próxima quarta-feira, 8 de junho, em Lisboa.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.