Aproveitando o tema, o município entregou prémios simbólicos aos seis vencedores nos concursos do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Água, que apresentaram trabalhos “bastante criativos” e que se encontram em exposição na Escola Básica do 2 e 3º ciclos.
Este programa educativo internacional é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental, cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de vários parceiros que colaboram em financiamentos específicos de diferentes atividades, nomeadamente os concursos.
A autarquia, liderada por Luís Machado, deixou um agradecimento a todos os que participaram nas comemorações e no concurso, realçando a contínua preocupação dos alunos com o meio ambiente.
O programa Eco-Escolas pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.
Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.