Segunda-feira, 4 de Março de 2024
No menu items!

Iluminação e presépios dinamizam centro histórico

As luzes de Natal já estão ligadas nas ruas de Vila Real e no centro voltam a brilhar também os originais presépios criados pelas freguesias do concelho.

-PUB-

A tradição já tem 10 anos e a cada época festiva cada localidade tenta superar a criação do ano anterior, apostando na originalidade e criatividade, mas em muitos casos também pondo em destaque as tradições da terra.

A freguesia de Campeã construiu um presépio num moinho de água, que vai mesmo moendo milho. O presidente da junta, Jorge Maia, explica que a ideia surgiu para homenagear os moinhos de água que existem na freguesia, alguns ainda a funcionar.

“Como é uma tradição e característico da nossa freguesia, lembramo-nos de fazer um moinho de água, que está a funcionar mesmo, tem o chamado rodízio que é impulsionado pela água, faz andar as mós e fazer a farinha”, descreve.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.