Segunda-feira, 4 de Março de 2024
No menu items!

Inaugurada exposição sobre o Liceu no aniversário do Arquivo

O 19º aniversário do Arquivo Municipal de Vila Real foi marcado pela inauguração da exposição sobre os 175 anos do Liceu Camilo Castelo Branco.

-PUB-

Depois do sucesso alcançado com a exposição das quatro bandas de música do concelho, Mara Minhava, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara de Vila Real, destacou a importância de um Arquivo para a memória coletiva. “Muitas pessoas vêm cá por obras que necessitam de fazer, mas um Arquivo é muito mais, já que guarda memórias, histórias, que nos permite reconstruir todo um passado coletivo. É esta mensagem que queremos passar, que o Arquivo é de todos e aberto a todos”.

A mesma responsável revela que o Arquivo tem agora uma “nova dinâmica”, com agendamento de concertos de música e exposições.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

“Estas iniciativas trouxeram uma dinâmica muito grande que não havia, como as ‘Quintas-feiras à noite no Arquivo’ e as exposições, que deu a conhecer um pouco a nossa cultura”.

O Arquivo está aberto ainda a receber alunos das escolas da universidade, que “podem encontrar aqui informação muito útil para os seus trabalhos, por exemplo”.

Helena Correia, diretora da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, revelou que a história da cidade “está intimamente ligada à história do Liceu e vice-versa”, pelo que é “muito importante” preservar estas memórias.

A diretora lembrou ainda que agora que a escola vai entrar em obras, era importante preservar o espólio. “Era importante tentar encontrar um espaço seguro para albergar todo o espólio do Liceu, que é muito e nem tínhamos ideia daquilo que temos. É material e informação que convém preservar para que esta memória não se esqueça”.

A exposição dos 175 anos do Liceu está patente no Arquivo até março.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.