No arranque de mais um mandato, Vítor Pimentel, presidente da direção da ACISAT, quer fazer cumprir alguns objetivos “que tiveram de cair por terra” no último triénio. “Vamos continuar a caminhada. Desta vez, com passos mais firmes e com a certeza que temos uma Associação mais estável. Sabemos que gerir uma entidade deste tipo obriga, sempre, a que sejam feitas reformulações de objetivos”.
Segundo o próprio, “foi necessário fazê-las, não só por questões relacionadas com a (ACISAT), mas, também, por questões relacionadas com o próprio mundo. Vivemos uma situação pandémica e iniciou-se uma guerra. Nos últimos dois anos, o mundo evoluiu dez, fruto das dificuldades que se apresentaram. Todos nós temos que acompanhar a evolução. Nalguns momentos conseguimos, noutros não. Temos de o admitir mas, sem dúvida, que este primeiro mandato serviu para alicerçar aquilo que será o futuro da Associação”, frisou.
PRINCIPAIS DESAFIOS
Vítor Pimentel quer “levar a cabo o nosso projeto número um, a criação de uma Incubadora de Empresas situada no Centro Histórico de Chaves, que é a sede do Alto Tâmega. Entendemos que, tanto a cidade de Chaves como a cidade de Valpaços, como os restantes concelhos, devem ter uma grande coesão no centro para proteger o seu comércio local”.
De acordo com o presidente, “estamos numa região onde o comércio sempre foi o dínamo económico dos municípios do Alto Tâmega. É preciso preservá-lo e fazê-lo evoluir. Isto só se consegue com a atração de pessoas e com a existência de gente. O nosso grande propósito inicial é conseguir colocar empresas e serviços no centro da cidade, que obriguem as pessoas a deslocar-se até lá”.
Vítor Pimentel aproveitou o mote para mencionar o projeto dos “Bairros Digitais”, em conjunto com o município de Chaves, que “nos permite criar um centro comercial ao ar livre, no qual teremos uma identidade própria, um brasão, um ‘branding’ comum e uma série de valências que são habituais nos centros comerciais ditos tradicionais”.
Para o presidente, “temos dos melhores comércios locais do país, quer a nível de infraestruturas, quer de empresários que todos os dias lutam e se comprometem por um projeto de vida”, destacou Vítor Pimentel.
A cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Socias da ACISAT para o triénio de 2022-2024, presidida pela presidente da Assembleia Geral, Manuela Carvalho, contou com a presença do vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro, do vice-presidente do município de Chaves, Francisco Melo, e do vice-presidente do município de Boticas, António Guilherme Pires.