O anúncio era há muito aguardado pela Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, responsável pela procissão que se realizada a 8 de setembro e entidade responsável pela apresentação da candidatura.
A Procissão de Triunfo é centenária, sendo que percorre as ruas de Lamego há 130 anos, com andores puxados por bois. Esta é uma das características que faz desta uma procissão única no mundo.
Com quase três quilómetros, a Procissão de Triunfo inicia o seu percurso na Igreja das Cinco Chagas de Cristo e termina na Igreja de Santa Cruz. É considerada o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e atrai, todos os anos, milhares de pessoas a Lamego.
A inscrição da procissão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública por um período de 30 dias. A decisão será conhecida até 120 dias após o término do prazo da consulta pública.