Trata-se de um investimento de cerca de 55 mil euros, que além de implicar uma melhoria do serviço de abastecimento de água à população residente nos concelhos, vai contribuir, ao mesmo tempo, para um aumento da eficiência das operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais, explicou a empresa em comunicado.
O sistema de telegestão utiliza tecnologias de computação e comunicação para controlar os processos de produção de água para consumo humano, efetuando a recolha de dados em diversas instalações, apresentando a informação sobre o estado atual do sistema, permitindo controlar, por exemplo, perdas de água.
A intervenção contribui para “elevar os níveis de ciber-resiliência” e “para promover o salto tecnológico das infraestruturas do referido sistema de telegestão”.
“Trata-se de mais um passo de uma estratégia de transformação digital que a Águas do Norte tem vindo a seguir, assente na modernização tecnológica, garantindo aos seus utilizadores um sistema de abastecimento de água económica e ambientalmente mais sustentável, aliado à eficiência do serviço que presta no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal”, refere a mesma nota.
A Águas do Norte é a entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, sendo responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas, desde 2015.