Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

Investimento de 3,4 ME na reabilitação de rios em Mondim de Basto

Na sexta-feira, a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, assinou dois protocolos que visam a “Valorização das Quedas do Rio Cabrão” e o “Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril”. O investimento ascende aos 3,4 milhões de euros.

-PUB-

Foi no Salão Nobre dos Paços do concelho de Mondim de Basto que se deu a cerimónia de assinatura dos protocolos. Além da ministra, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira e ainda do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

O Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril tem um valor total de cerca de 2 milhões e 915 euros, que vai consistir numa intervenção integrada nas margens do rio Tâmega até ao Rio Cabril. Serão ainda construídas zonas de lazer, espaços verdes e uma ecopista sustentável para utilização pedonal e ciclável.

Por sua vez, a Valorização das Quedas do Rio Cabrão tem um valor total de 500 mil euros e a intervenção consiste na execução de percursos pedonais e passadiços ao longo da margem do rio Cabrão onde será permitido contemplar e interpretar os elementos naturais da flora e fauna presentes, assim como, a arquitetura vernacular associada ao rio. Nos pontos de partida e chegada serão formalizadas áreas de estacionamento, lazer e ordenado o espaço de acesso ao percurso pedestre.

Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, elogiou a aposta do 
presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e restante executivo para 
alcançar os objetivos para o bem maior do concelho no sentido de preservar os 
elementos naturais do concelho e colocalos ao dispor dos Mondinenses  
 
Para Bruno Ferreira, estes projetos são “um marco histórico concretizado no nosso concelho por serem os investimentos de maior valor já alguma vez financiados 
para a nossa terra” e afirmou ainda que “o rio é de todos nós, precisamos de preservar e valorizar o que é nosso”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS