Foi no Salão Nobre dos Paços do concelho de Mondim de Basto que se deu a cerimónia de assinatura dos protocolos. Além da ministra, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira e ainda do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.
O Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril tem um valor total de cerca de 2 milhões e 915 euros, que vai consistir numa intervenção integrada nas margens do rio Tâmega até ao Rio Cabril. Serão ainda construídas zonas de lazer, espaços verdes e uma ecopista sustentável para utilização pedonal e ciclável.
Por sua vez, a Valorização das Quedas do Rio Cabrão tem um valor total de 500 mil euros e a intervenção consiste na execução de percursos pedonais e passadiços ao longo da margem do rio Cabrão onde será permitido contemplar e interpretar os elementos naturais da flora e fauna presentes, assim como, a arquitetura vernacular associada ao rio. Nos pontos de partida e chegada serão formalizadas áreas de estacionamento, lazer e ordenado o espaço de acesso ao percurso pedestre.