Sábado, 15 de Novembro de 2025
No menu items!
InícioMondim de BastoInvestimento de 3,4 ME na reabilitação de rios em Mondim de Basto

Investimento de 3,4 ME na reabilitação de rios em Mondim de Basto

Na sexta-feira, a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, assinou dois protocolos que visam a “Valorização das Quedas do Rio Cabrão” e o “Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril”. O investimento ascende aos 3,4 milhões de euros.

-PUB-

Foi no Salão Nobre dos Paços do concelho de Mondim de Basto que se deu a cerimónia de assinatura dos protocolos. Além da ministra, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira e ainda do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

O Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril tem um valor total de cerca de 2 milhões e 915 euros, que vai consistir numa intervenção integrada nas margens do rio Tâmega até ao Rio Cabril. Serão ainda construídas zonas de lazer, espaços verdes e uma ecopista sustentável para utilização pedonal e ciclável.

Por sua vez, a Valorização das Quedas do Rio Cabrão tem um valor total de 500 mil euros e a intervenção consiste na execução de percursos pedonais e passadiços ao longo da margem do rio Cabrão onde será permitido contemplar e interpretar os elementos naturais da flora e fauna presentes, assim como, a arquitetura vernacular associada ao rio. Nos pontos de partida e chegada serão formalizadas áreas de estacionamento, lazer e ordenado o espaço de acesso ao percurso pedestre.

Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, elogiou a aposta do 
presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e restante executivo para 
alcançar os objetivos para o bem maior do concelho no sentido de preservar os 
elementos naturais do concelho e colocalos ao dispor dos Mondinenses  
 
Para Bruno Ferreira, estes projetos são “um marco histórico concretizado no nosso concelho por serem os investimentos de maior valor já alguma vez financiados 
para a nossa terra” e afirmou ainda que “o rio é de todos nós, precisamos de preservar e valorizar o que é nosso”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS