O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) reduziu o número de vagas para os alunos que se candidatam através do Concurso de Acesso ao Ensino Superior. São menos 140 vagas, passando das 2 105 para as 1 965.
Segundo Orlando Rodrigues, presidente da instituição de ensino, “reduzimos um pouco no concurso nacional de acesso porque isso permite-nos aumentar um pouco mais as vagas noutros concursos especiais, nos quais temos muita procura, em particular nos alunos internacionais, mas também por parte de estudantes que vêm do ensino profissional”.
Quanto ao total de vagas para licenciatura, houve também uma pequena redução, estando disponíveis 2 622, menos 30 que no ano anterior.
“As nossas instalações estão esgotadas, ocupadas integralmente, e enquanto não resolvermos esse problema de instalações, em particular a construção da escola de saúde e o campus de Chaves, não podemos albergar crescimentos subsequentes”, explica Orlando Rodrigues, admitindo que, por isso, “estagnamos o número de vagas”.
Os alunos podem entrar nas licenciaturas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, via profissional, concurso internacional e mais de 23 anos.
As candidaturas arrancaram na segunda-feira e terminam a 5 de Agosto.