Terça-feira, 18 de Março de 2025
No menu items!

IPMA emite aviso amarelo devido à chuva

Todos os distritos de Portugal continental estão a partir de hoje sob aviso amarelo devido aos efeitos da depressão Jana, que vai trazer também vento, agitação marítima e queda de neve

-PUB-

Bragança e Vila Real serão também afetados, hoje com chuva intensa e para o fim de semana está prevista queda de neve.

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que explica que esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até segunda-feira, estando associada uma superfície frontal fria e outro sistema com transporte de uma massa de ar frio sobre o arquipélago da Madeira.

Estão previstos para hoje no continente períodos de chuva, que será por vezes forte à passagem da superfície frontal fria, passando a regime de aguaceiros, que se manterão até domingo.

Esses aguaceiros ocorrerão sob a forma de neve acima de 1.500 metros de altitude no sábado.

Está também previsto vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 110 km/h nas terras altas, e agitação marítima.

Por causa do agravamento do estado do tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do continente entre as 12:00 e as 15:00 de hoje e novamente entre as 03:00 e as 09:00 de sábado.

Foi também emitido aviso amarelo de vento para os distritos do Porto, Viseu, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga para hoje e sábado.

Bragança, Vila Real, assim como Guarda, Viseu e Castelo Branco continuam sábado e domingo sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta a população para a possibilidade de inundações e acidentes devido ao agravamento do estado do tempo.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS