Rui Cordeiro, ex-aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e actual jogador da Selecção Nacional de Rugby que, este ano, disputou, pela primeira vez, o Campeonato Mundial da modalidade, foi um dos premiados na Gala Desportiva da Associação Académica da UTAD, realizada no dia cinco.
“Quando me telefonaram, fiquei muito surpreendido e orgulhoso”, sublinhou Rui Cordeiro, o atleta da Selecção portuguesa de Rugby que, por ter iniciado o seu percurso desportivo na equipa da Associação Académica da UTAD que representou entre os anos de 1994 e 2001, enquanto tirava o curso de Medicina Veterinária, mereceu o prémio de Mérito Internacional.
O atleta recordou que começou a jogar Rugby depois de ter sido “capturado” por outros membros da equipa da UTAD, enquanto ainda era “caloiro”, mais exactamente “durante as praxes”.
“Depois de acabar o curso, fui jogar para a Académica de Coimbra, onde ganhei mais projecção nacional”, explicou o jogador que defendeu as cores nacionais, no Mundial.
Treinador Revelação (Hugo Laranjeira, da Secção de Ginástica), Secção Revelação (Jorge Campaniço, da Secção de Natação), Treinador do Ano (Fernando Parente, da AAUTAD/Realfut), Prémio Dedicação (Nuno Fernandes, da Secção de Voleibol), Atleta Masculino do Ano (Hélder Parente, da AAUTADF/Realfut), Atleta Feminina do Ano (Rita Martins, da equipa de Futsal Feminino), Seccionista do Ano (Amadeu Fernandes, da secção de Ténis), Equipa do Ano (AAUTAD/Realfut) e Prémio Carreira (Rodrigo Dourado, atleta de Tiro aos Pratos) foram os restantes prémios distribuídos pelos que mais se distinguiram, no sector desportivo da universidade transmontana.
“Quisemos premiar aqueles que, dia a dia se dedicam às várias modalidades, para depois representar as cores da UTAD”, sublinhou Bruno Gonçalves, Presidente da Associação Académica.
Apesar de enumerar os sucessos conseguidos pelos estudantes que representam a universidade transmontana, em competições nacionais e internacionais, o representante dos alunos sublinhou a necessidade de “melhorar as condições” para prática desportiva, na UTAD.
“O futuro tem que passar por uma evolução”, defendeu o mesmo responsável, expondo projectos de que “há muito se fala”, como, por exemplo, a construção de “um pavilhão do aluno” e “o pavilhão gimnodesportivo de Vila Real”, entre outros.
Entre os agraciados na Gala, Bruno Gonçalves sublinhou Rui Cordeiro, lembrando que “foi graças a ele” e a todos os atletas que estiveram no Mundial, que o Rugby “vai crescer e evoluir, de forma astronómica, no nosso país”.
Armando Mascarenhas Ferreira, Reitor da UTAD, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Associação Académica, não só na área desportiva, mas no seu todo, mostrando-se satisfeito com a forma com que esta tem sido capaz de, numa altura menos feliz, para a UTAD, no que diz respeito ao sector financeiro, “se organizar, de forma a arranjar o financiamento necessário ao desenvolvimento das suas actividades”.
Na recta final do seu segundo mandato como Presidente da Direcção da Associação Académica da UTAD, Bruno Gonçalves que não se vai recandidatar ao lugar, nas eleições que se realizam já no próximo dia 17, mereceu, também, o reconhecimento de colegas e amigos, com uma homenagem.
Maria Meireles



