Cerca de mil jovens da Alemanha, França, Colômbia e México já se inscreveram para rumarem até Vila Real nos Dias nas Dioceses, que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Os Dias na Diocese ou Pré-Jornadas decorrem na semana de 26 a 31 de julho e antecedem a JMJ, que se realiza, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
O Coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Vila Real, João Curralejo, disse à agência Lusa que, a menos de seis meses para a Jornada, concretizaram a inscrição cerca de mil jovens para passarem os Dias na Diocese em Vila Real, cuja área coincide com o distrito.
O sacerdote adiantou ainda que, até ao momento, já manifestaram interesse em se inscrever cerca de dois mil jovens de países como Itália, Grécia, República do Congo, Canadá, Estados Unidos da América, França, Angola, Venezuela, Peru, Honduras e Polónia.
Segundo o responsável, a diocese poderá vir a receber um “máximo de oito mil pessoas”, um número determinado após um levantamento feito localmente.
João Curralejo disse que o “plano A” é que os jovens fiquem todos instalados em famílias de acolhimento, sempre aos pares e espalhados pelos 14 municípios do distrito.
O “plano B” inclui o recurso a outras estruturas paroquiais, sedes dos escuteiros ou, entre outros, pavilhões das câmaras.
A nível local está a ser feita a sensibilização e a inscrição de famílias de acolhimento e de voluntários, que irão acompanhar os jovens durante os dias que permanecerão em Vila Real.
Lá para a Páscoa já poderá ser feita a distribuição dos inscritos pelas respetivas famílias de acolhimento, para que iniciem o processo de conhecimento mútuo.
“Os Dias nas Dioceses são para os estrangeiros, mas também para os jovens de cá que se inscrevam na Jornada”, afirmou João Curralejo, que adiantou que a ideia das Pré-Jornadas é que os participantes comecem a preparar-se e a conhecer o ambiente de grupo para participarem, depois, nas JMJ.
BRAGANÇA
A diocese de Bragança-Miranda está preparada para acolher mais de dois mil jovens antes da JMJ, mas aguarda pelo encerramento das inscrições para avançar um número concreto.
“Estruturas é o que não falta”, garantiu à Lusa Conceição Borges, diretora da Pastoral da Juventude da Diocese de Bragança-Miranda, indicando que só quando encerrarem as inscrições a nível nacional é que haverá um número definitivo, já que “os grupos, normalmente, escolhem primeiro o litoral e depois é que vão mais para o interior”.
“Alguns grupos” de jovens já mostraram interesse em ficar na diocese, segundo a organização, nomeadamente um grupo de 700 jovens de Espanha e da América Latina ligados a uma congregação feminina espanhola.
“Há mais alguns grupos que mostraram interesse, nomeadamente da Polónia e México”, acrescentou Conceição Borges, salientando que as inscrições são feitas a nível nacional e só quando estiverem encerradas é que se saberá ao certo o número de jovens que a diocese transmontana irá acolher.
A disponibilidade de espaços para acolhimento dos jovens vai desde pavilhões a colégios, juntas de freguesia, centros sociais e mesmo instalações dos bombeiros e forças de segurança, de acordo com a responsável.
Conceição Borges acredita que as “Pré-Jornadas” serão um momento importante para a região de Bragança, nomeadamente para as populações mais isoladas, e deu o exemplo do grupo que vem de Madrid e que “quer muito fazer experiência missionária nas aldeias”.