Sábado, 3 de Dezembro de 2022
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Jornal surpreendeu alunos da Escola do Rodo

Os alunos do curso de viticultura da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, em Peso da Régua, assistiram a uma aula “muito diferente” do que estão habituados.

PUB

Na hora marcada, às 9h30, foram entrando no auditório, onde ficaram a conhecer como se faz um jornal, no âmbito da iniciativa “O Jornal vai à Escola”.

Depois de uma breve introdução sobre a história do jornal A Voz de Trás-os-Montes, os alunos foram desafiados a redigir uma notícia e a temática andou à volta do vinho, numa sugestão que os próprios deram. Tinham já noções básicas das perguntas às quais a notícia deve responder, num exercício onde foram bastante participativos. Seguiu-se uma explicação sobre a importância da fotografia no contexto jornalístico, já que esta “vale mais do que mil palavras”. E, por fim, foi feita a paginação da notícia, com a respetiva foto.

O objetivo desta inicitiva é dar a conhecer todo o processo de criação de um jornal até que chega às bancas, em que os alunos não faziam ideia do trabalho que está por detrás da sua elaboração.

O aluno Martim Silva revelou que “trouxe-me mais conhecimentos sobre os jornais, aprendi conceitos que não fazia ideia que existiam. Pensei que era mais fácil fazer um jornal”.

Jorge Paços, um dos mais participativos, referiu que “foi bom virem à nossa escola, onde estamos a aprender para sermos pessoas melhores. Gostei bastante de conhecer melhor o jornal e agora vou estar mais atento às vossas notícias”.

Fernando Trinta, professor de português, afirmou que “ficou provado que os alunos leem muito pouco. Leem poucos livros e jornais ainda menos. E tudo o que vier para incentivar os alunos a ler é sempre positivo”.

“O Jornal vai à Escola” pretende alertar os mais novos para a importância do jornalismo de proximidade e, ao mesmo tempo, estimular hábitos de leitura.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.