Terça-feira, 25 de Junho de 2024
No menu items!

“JOTA JOTI 2022”

Decorreu entre 14 e 16 de outubro, o JOTA-JOTI, uma atividade escotista que reuniu milhares de jovens de todo o mundo, num fim de semana repleto de atividades que incentivam o uso de tecnologias de comunicação entre jovens e crianças, fomentando a partilha de valores de cidadania global e de soluções para os desafios mais urgentes do planeta.

-PUB-

O Jamboree On The Air, conhecido como JOTA, é uma atividade realizada mundialmente desde 1956, através de estações de radioamadores. Com a evolução da internet, em 1996, a Organização Mundial do Movimento Escotista ampliou as formas de comunicação surgindo o Jamboree-On-The-Internet – JOTI.

Atualmente, o JOTA-JOTI reúne anualmente cerca de 500.000 escoteiros de todo o mundo, num grande jogo educativo de comunicação e de integração de jovens e adultos.

Em Chaves, a estação do JOTA-JOTI esteve a cargo do Grupo 259 de Chaves da Associação dos Escoteiros de Portugal, que dinamizou a atividade, com a participação e presença dos escuteiros do Agrupamento 198 de Chaves e Agrupamento 1048 de Boticas, do Corpo Nacional de Escutas. Durante a tarde de sábado, cerca de 60 jovens de todas as idades percorreram vários “postos” sob a temática da comunicação.

O JOTA JOTI é uma atividade que prova que a adaptação à sociedade em que vivemos é constante. O uso de computadores e telemóveis é encorajado, não com o intuito de estarmos presos às tecnologias, mas sim aproveitar o melhor das tecnologias para potenciar as atividades realizadas.

Os jovens de hoje procuram um escape à rotina, uma forma de estar com outros jovens a desenvolver atividades interessantes e aprenderem a ser mais independentes.

Atividades como o JOTA JOTI, permitem conectar jovens de todos os cantos do planeta. As redes sociais hoje em dia são amplamente utilizadas, para divulgar as atividades, e manter pais e jovens informados.

Cabe a nós, escoteiros de todo o mundo, saber explorar os recursos de uma maneira eficaz. É um desafio, mas nada a que um escoteiro não esteja habituado.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.