Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Larçay dá nome a rotunda

Terminou, no domingo, mais uma Semana Cultural organizada pelo município. Este ano, os festejos foram marcados por algumas novidades, como a criação do Dia da Região Demarcada do Douro com a evocação da sua padroeira, Santa Marta, a comemoração do feriado municipal nesta data e a visita do maire de Larçay, que esteve no batismo da rotunda da zona oficinal com o nome da localidade francesa.

-PUB-

A celebração das bodas de prata da Semana Cultural foram adequadas à importância do evento. Milhares de pessoas rumaram até à vila duriense para presenciarem as atividades de âmbito musical, desportivo, cultural e religioso. A parte deste acontecimento, foi celebrado um protocolo com a vila francesa de Larçay e a colocação do seu nome numa rotunda.

Em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, ficou satisfeito com as alterações introduzidas na Semana Cultural. “Foi uma aposta ganha. Demos uma maior dimensão à iniciativa cultural em que o interesse ultrapassou meramente o local ou o concelhio, como foi o caso do dia do Douro”.

Apesar da chuva da noite de sexta-feira e o seus efeitos no espetáculo pirotécnico, a vontade do município em fixar o feriado municipal em 29 de julho foi bem conseguida. “A nossa população festejou o seu dia e a padroeira de Santa Marta, e agora também padroeira da região demarcada do Douro, teve o seu dia condigno e arrastou até à vila pessoas de outras paragens. As expectativas foram assim bem-sucedidas”.

 

Geminação com Larçay produz frutos

 

Para assinalar a geminação entre Santa Marta de Penaguião e Larçay, decorreu, na manhã de sábado, a colocação de uma placa na rotunda da zona oficinal. A pequena cidade francesa, situada perto de Tours, esteve representada pelo seu maire, enquanto a edilidade de Santa Marta foi representada pelo edil Luís Machado. Na altura, ambos manifestaram o desejo de aprofundar as relações entre os dois municípios através de intercâmbios culturais, sociais e mesmo comerciais.

No âmbito do programa Erasmus vai haver um intercâmbio com a presença de jovens das duas cidades já no próximo ano. “Temos também a porta aberta ao nível dos nossos produtos regionais para serem lá comercializados”, frisou o autarca penaguiota.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.