A medalha foi entregue ao Presidente do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC), Coronel Valdemar Lima, pelo Presidente Francisco Lopes, uma distinção simbólica que realça o “trabalho desenvolvido por esta instituição ao longo dos seus 100 anos de atividade”.
Durante a cerimónia, Francisco Lopes referiu que “esta medalha simboliza o nosso preito e a nossa homenagem a todos aqueles que derramaram o seu sangue na defesa da Pátria e o grande respeito também às suas famílias, bem como a todos aqueles que representaram o nosso país nas operações de paz e ações humanitárias em todo o mundo”.
O autarca aproveitou a ocasião para reforçar que o município vai manter a sua “excelente colaboração” entre as duas instituições que irá “continuar e ser reforçada”.
“Esta distinção que muito nos sensibiliza e prestigia, reflete o empenho e a dedicação da instituição, ao longo de um século, bem como o compromisso inabalável com as causas dos combatentes e seus familiares”, acrescentou o presidente da LC.
O General Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes foi outro dos convidados para este evento cuja data coincidiu com a celebração de um século de existência do Núcleo de Lamego da LC
“A distinção que hoje lhe é conferida pelo Município de Lamego, no campo da solidariedade e do apoio mútuo, a combatentes e famílias, bem como na defesa dos valores superiores do país, é não só uma honra para este Núcleo e sua atual direção, mas também para a Liga dos Combatentes como um todo”, concluiu o general.
Na primeira parte do evento, o público que encheu por completo o Teatro Ribeiro Conceição assistiu à atuação da Orquestra Ligeira do Exército, dirigida pelo Maestro Sargento Mor Cândido Ameixa.