Esta corrida, com várias classificações ainda em aberto, foi muito movimentada desde o início, onde uma queda colectiva sensivelmente a meio do percurso (envolvendo dois dos ciclistas de Tourencinho, Nuno Miranda e Carlos Lameira), acabou por condicionar as aspirações da equipa em colocar Carlos Lameira nas melhores condições de disputar um lugar que lhe garantisse discutir a liderança ou a manutenção do lugar (2°) que ocupava no ranking do Open. Com o desgaste acumulado na perseguição ao grupo da dianteira, acabou por cortar a meta apenas na 32ª posição, não somando assim qualquer ponto na derradeira prova, terminando o troféu Open Galaico‑Português numa honrosa quarta posição final, cotando‑se como o melhor ciclista português no conjunto das oito provas disputadas.
Quem se evidenciou nesta corrida foi Luís Lameira, que rolava no grupo em fuga aquando da queda colectiva, sendo o terceiro classificado na geral individual e primeiro no seu escalão (sénior).
Pedro Pinheiro vence II Clássica
de Valpaços
Da parte da tarde, a partir das 17h00, em Valpaços, disputou‑se a segunda “Clássica de Ciclismo” de Valpaços, prova integrada no programa das festividades 2009. Sendo a prova disputada em circuito no centro da cidade, foi muito o público que assistiu e aplaudiu os ciclistas à passagem por cada volta.
A equipa de Tourencinho acabou por ser a dominadora da corrida, tendo amealhado todas as classificações individuais e colectivas em disputa, tendo sido Pedro Pinheiro o vencedor absoluto. A prova destinada aos cicloturistas que decorreu uma hora antes, teve como vencedor Nuno Silva (Vila Real).