Sábado, 2 de Março de 2024
No menu items!

Mais de 12 mil turistas passaram pelo Posto de Turismo do Alto Tâmega

Em 2023, o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT) contabilizou mais de 12 mil turistas que procuraram este espaço para obter informações sobre o território.

-PUB-

Os meses de maior afluência foram abril (1630 visitantes), julho (1497 visitantes) e agosto (2316 visitantes), sendo a maioria destes turistas portugueses, mas também oriundos de Espanha, França, Brasil e Reino Unido. Ainda sobre o perfil do turista que visitou o PTAT durante o ano de 2023, este procurou, maioritariamente, os seguintes produtos turísticos: cultural, termal, N2 e gastronómico. A faixa etária predominante foi a dos 40-50 (5608 visitantes), seguida da dos mais de 60 anos (3957 visitantes).

A par dos turistas que visitaram o PTAT para recolher informações sobre o território, esta infraestrutura também foi visitada pelos diversos “curiosos” que manifestaram interesse nas 19 exposições levadas a cabo neste espaço, como a exposição de Talheres – “Cozinha até à mesa”– Casa dos Candeias; exposição de Brinquedos Portugueses “ A História do brinquedo Português”, a exposição de Produtos das Termas de Chaves e Espólio de Arqueologia do Museu da região flaviense; a exposição de Cerâmica “Barro Alto”; a exposição de Pintura “Nuno Duque”; a exposição de obras de arte, com espólio que integra o domínio municipal – MACNA; Exposição “ O trabalho no Alto da Serra” – Cabril; a exposição de Pintura “Alegoria da Pintura de António Pizarro”; a exposição Concurso de Saltos Internacional de Pedras Salgadas; a exposição Promocional CIBOS da Terra – Boticas; a exposição histórica de Caixas de Fósforos; a exposição Empreendedores – Concurso de Ideias CIMAT; a exposição “ Águas do Alto Tâmega”; a exposição de artefactos agrícolas – Festa das Colheiras; Exposição e Degustação de Produtos da Feira das Cebolas, Vila Pouca de Aguiar; Exposição “ Papel de Louceiro”; a exposição promocional “Aldeia Assombrada – Vilar de Perdizes”; a exposição Promocional da Feira da Castanha Judia, Valpaços e a exposição de Presépios da Casa dos Candeias.

Para além destas mostras foram ainda desenvolvidas outras atividades no PTAT, como a promoção de eventos, entre eles a Feira Gastronómica do Porco de Boticas; a Feira do Fumeiro de Montalegre; a abertura do Festival N2 com o concerto da artista Margô; a celebração do Dia de S. Valentim; a Feira dos Sabores de Chaves; peça de teatro “Adelantarse” pela Indieror; promoção do festival de Música Pedras Sounds, da Festa dos Povos de Aquae Flaviae, da Feira dos Santos e do Aqua Wine Fest, assim como o Dia Mundial do Turismo.

Instalada em Chaves, a infraestrutura serve os seis municípios do Alto Tâmega e Barroso e abriu portas em setembro de 2020.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.