Sábado, 3 de Dezembro de 2022
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Mais de 55 mil euros transferidos para escolas

No âmbito da delegação de competências na área da educação, o município de Vila Real procedeu à transferência de mais de 55 mil euros para as escolas agrupadas e não agrupadas do concelho.

PUB

Deste valor, “cerca de 28 mil euros serão distribuídos pelos dois agrupamentos de escolas e pelas duas escolas secundárias, com vista a apoiar as atividades escolares e extracurriculares dos diversos estabelecimentos de educação da rede pública, desde o ensino pré-escolar até ao secundário”, especifica a autarquia em comunicado.

O valor atribuído é calculado de acordo como o número total de alunos beneficiários dos escalões 1 e 2 do abono de família, número de alunos beneficiários de outros escalões do abono de família ou não beneficiários e número de alunos referenciados com necessidades educativas especiais. A restante verba destina-se à aquisição de material escolar para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico e fornecimento de fotocópias e impressões para os alunos dos jardins-de-infância e escolas do 1º CEB.

Para a efetivação de determinadas atividades, nomeadamente visitas de estudo, são necessários recursos financeiros que muitas vezes não existem ou, quando existem, são manifestamente insuficientes.

Na nota enviada à comunicação social, o município revela que esta medida pretende “incentivar as escolas a continuarem a promover estas iniciativas, assim como eliminar o risco de haver alunos excluídos de atividades escolares e/ou extracurriculares por dificuldades financeiras próprias”.

A aposta na educação das crianças e jovens “continua a ser uma prioridade para o executivo municipal que, como referiu o vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Favaios, “não tem poupado esforços para garantir que os estabelecimentos de educação e ensino do concelho oferecem as melhores condições e as mesmas oportunidades a todos, sem exceção, assegurando um ensino público, universal e tendencialmente gratuito”.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.