Em comunicado, o município explica que se trata de um projeto-piloto, que “nem sempre flui como o idealizado, uma vez que envolve a aquisição de equipamentos e o uso de tecnologia até agora pouco ou nunca utilizada a nível nacional”. Este facto, associado à grande adesão dos vila-realenses, “tem levado a avarias constantes”.
Com vista à resolução definitiva destes problemas, as máquinas “ficarão desligadas até à execução dos upgrades necessários que se prevê que estejam concluídos até meados de novembro”, explica o município.
O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” prima pelo carácter experimental nas medidas relativas à promoção do uso sustentável, pelo que a autarquia vê com grande satisfação a forma como a população aderiu a este projeto-piloto de incentivo ao consumidor para devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis, através das máquinas instaladas nos hipermercados Auchan, Continente, Intermarché, Pingo Doce Lordelo e Pingo Doce Miguel Torga.
O município lamenta “todos os inconvenientes causados e apela aos vila-realenses para, neste período de inatividade destas máquinas, continuarem a reciclagem destas embalagens através dos habituais ecopontos”.