Este cargo é designado anualmente, pelo princípio de rotatividade entre os membros da Direção, de acordo com a ordem alfabética de designação dos mesmos.
A decisão foi tomada na última Assembleia Geral da ADRVT, que integra os cinco municípios do designado Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor) e também a EDP.
No último ano esteve na presidência da ADRVT Júlia Rodrigues, presidente da Câmara de Mirandela.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua foi constituída em abril de 2011.
É uma associação sem fins lucrativos e com características de utilidade pública, que tem por missão promover iniciativas capazes de valorizar os recursos endógenos e de aproveitar as oportunidades criadas pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT).
A agência tem como fonte de financiamento a dotação por parte da EDP de um fundo próprio destinado a assegurar o seu funcionamento.
Paralelamente, a agência assinou um protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com vista a assegurar que cerca de três quartos dos contributos financeiros da EDP para o Fundo da Conservação da Natureza, efetuados no âmbito do AHFT, sejam canalizados para a região.