Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
No menu items!

“Melhores produtos” para provar na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

De 14 a 16 de junho, Alijó oferece a oportunidade aos visitantes de provar vinhos e degustar produtos locais gratuitamente.

-PUB-

Está de regresso a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, um evento que celebra os vinhos, os sabores e o território do concelho de Alijó.

Em comunicado, o município revela que este é um dos “eventos-âncora do Douro e representa muito mais do que uma simples celebração dos vinhos da região. É uma oportunidade única para conhecer um lado diferente do Douro e a personalidade única dos vinhos produzidos em cotas mais elevadas, entre os 500 e 700 metros de altitude”.

É no Planalto de Alijó que nascem vinhos únicos e distintos, mais frescos, de qualidade superior e com grande potencial de guarda, que complementam a excelente oferta de vinhos produzidos nos socalcos durienses. “Continuamos a apostar em mostrar ao mundo que o Douro também produz vinhos de excelência nas cotas mais altas, com grande qualidade e com uma personalidade única”, defende o presidente da Câmara, José Paredes, adiantando que os Vinhos dos Altos que nascem neste território expressam “a paixão dos seus produtores, que se reflete em cada garrafa”. “Aquilo que de melhor se faz neste território resulta de uma harmoniosa combinação entre tradição e inovação, entre respeito pelo passado e criatividade virada para o futuro”, realça José Paredes.

O concelho de Alijó tem uma das maiores produções de vinho da Região Demarcada do Douro. Na última campanha, foram aqui produzidos cerca de 24 milhões de litros de vinho, segundo dados do Instituto do Vinho e da Vinha. Cerca de 80% a 90% da faturação do concelho tem origem no setor vitivinícola, o que comprova o importante peso económico do vinho na região, com forte repercussão ao nível do turismo.

Nesta feira estarão presentes cerca de meia centena de produtores de vinho, de vários pontos do concelho, assim como expositores de outros produtos de Alijó, como o azeite, o pão, a bola de carne, o mel ou os frutos secos.

Este evento de entrada livre destaca-se pelas provas de vinhos e degustação de produtos locais gratuitas, que oferecem aos visitantes uma oportunidade única de aprofundar o seu conhecimento sobre aquilo que de melhor a região tem para oferecer.

PROGRAMA

O programa de três dias inclui o Concurso Escolha de Imprensa que vai eleger os melhores vinhos da região, provas comentadas, degustação de produtos e petiscos locais, muita animação e concertos com Virgul (sexta), Jorge Palma (sábado) e os Galandum Galundaina (domingo), que irão atuar em conjunto com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, uma das mais antigas do país.

O recinto contará com uma zona de restauração própria, mas por todo o concelho irá decorrer a iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos”, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, que oferece descontos aos visitantes em restaurantes e unidades de alojamento.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS