Sábado, 18 de Janeiro de 2025
No menu items!

Ministro da Administração Interna inaugurou Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, inaugurou esta tarde o Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil de Macedo de Cavaleiros.

-PUB-

A nova infraestrutura servirá para albergar os serviços municipais de Proteção Civil, bem como os serviços de meios aéreos e de socorro e emergência médica, agora com “condições reforçadas e melhoradas”.

O ministro destacou a importância do novo espaço, que “prepara este território para que os meios aéreos possam estar pré-posicionados”, designadamente no combate aos incêndios florestais.

José Luís Carneiro lembrou que, em 2022, houve um uso “muito eficiente” dos meios aéreos, em que o combate inicial “permitiu debelar os incêndios em 90% dos casos até aos 90 minutos e conseguimos que em 83% dos casos de incêndio ardesse até um hectare, o que significa que há 10% de eficácia onde temos de ter ganhos. E para ter esses ganhos temos de ter meios pré-posicionados no território”, elencou.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “é um momento importante e que vem reforçar a importância do posicionamento estratégico do heliporto municipal de Macedo de Cavaleiros no contexto do Nordeste Transmontano”.

O Heliporto municipal serve de apoio ao helicóptero ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

No final da inauguração, o ministro presidiu a cerimónia das comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS