A nova infraestrutura servirá para albergar os serviços municipais de Proteção Civil, bem como os serviços de meios aéreos e de socorro e emergência médica, agora com “condições reforçadas e melhoradas”.
O ministro destacou a importância do novo espaço, que “prepara este território para que os meios aéreos possam estar pré-posicionados”, designadamente no combate aos incêndios florestais.
José Luís Carneiro lembrou que, em 2022, houve um uso “muito eficiente” dos meios aéreos, em que o combate inicial “permitiu debelar os incêndios em 90% dos casos até aos 90 minutos e conseguimos que em 83% dos casos de incêndio ardesse até um hectare, o que significa que há 10% de eficácia onde temos de ter ganhos. E para ter esses ganhos temos de ter meios pré-posicionados no território”, elencou.
Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “é um momento importante e que vem reforçar a importância do posicionamento estratégico do heliporto municipal de Macedo de Cavaleiros no contexto do Nordeste Transmontano”.
O Heliporto municipal serve de apoio ao helicóptero ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
No final da inauguração, o ministro presidiu a cerimónia das comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.