Ao conjunto das várias fontes de energia usadas para produzir a energia elétrica suficiente para alimentar um país ou uma região, chama-se MIX energético.
Em Portugal o MIX inclui fontes renováveis, como energia solar fotovoltaica, a eólica e a hídrica e, também, não-renováveis, como petróleo e seus derivados, gás natural e carvão.
Portugal em 2020 era o 11º país com maior dependência energética, com 65,3%. Abaixo de nós só se encontrava a Alemanha com 63,7%.
As várias fontes de energia renovável são o vento, o sol e a água e, conforme a fonte, temos energia solar fotovoltaica, energia eólica e energia hidroelétrica. Todas estas são renováveis, quer dizer que se regeneram naturalmente e são limpas, porque não poluem. Além destas, temos a biomassa que sendo renovável, não é limpa.
Em 2024 o MIX apresentou os seguintes valores: Hídrica – 33%, Eólica – 26%, Fotovoltaica -10%, Biomassa – 6%, Gaz Natural – 8% e Energia importada – 17%.
As Centrais elétricas, infraestruturas onde se transforma uma forma de energia em energia elétrica, têm designações diferentes conforme a fonte que utilizam. Assim temos as eólicas que aproveitam a velocidade do vento, as solares fotovoltaicas que aproveitam a radiação solar, as termoelétricas que aproveitam o vapor e as hidroelétricas que aproveitam a velocidade da água.
A produção de energia hídrica é obtida principalmente através de centrais hidroelétricas que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade. Podem ser de fio de água – aproveitam o caudal natural do rio e de albufeira – que armazenam água proveniente de pequenos cursos de água e da chuva. Em Portugal temos muitas destas centrais. Podemos destacar as do Rio Douro que se podem considerar todas de fio de água.
Além da produção de energia elétrica, as centrais hidroelétricas também contribuem para regularizar o caudal dos rios. No rio Douro ainda teve outra aplicação muito importante que foi permitir que o Douro se tornasse navegável. Se não fossem as centrais que nele se construíram o turismo não atingiria as proporções que tem.
O ideal seria termos um MIX só de energias renováveis. Apesar de já termos meses com elevada incorporação renovável e vários períodos diários em que conseguimos assegurar o abastecimento com geração 100% renovável, ainda não é possível.
Em 2022 Portugal conseguiu chegar aos 98% de energia renovável.