Sábado, 27 de Julho de 2024
No menu items!




Morreu o padre Joaquim da Assunção Leite

Morreu, ontem, aos 85 anos, o padre Joaquim da Assunção Leite, sacerdote da diocese de Bragança-Miranda.

-PUB-

Natural de Lodões, concelho de Vila Flor, fez os estudos na École de L’Analyse Transactionelle (Paris), no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Faculdade de Letras de Lisboa, e no Seminário de S. José de Bragança.

Foi ordenado presbítero em 25 de julho de 1965, por D. Manuel de Jesus Pereira e pároco de Lousa (Torre de Moncorvo) e capelão militar em Silva Porto (Angola), entre 1969 e 1972.

Dedicou-se ao Seminário de S. José, em Bragança, como prefeito e diretor espiritual. Mais tarde rumou a França, onde foi capelão das comunidades portuguesas, nomeadamente na Diocese de Creuteuil.

Em 2005 regressou a Portugal e entregou-se à formação no Seminário S. José, até ao ano de 2016.

Foi colaborador na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, nomeadamente nas comunidades de Assares, Benlhevai, Candoso, Carvalho de Egas, Freixiel, Folgares, Vieiro, Junqueira, Lodões, Mourão, Nabo, Samões, Sampaio, Nozelos, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses Trindade, Macedinho, Valbom, Vale Frechoso, Valtorno, Alagoa, Vila Flor, Arco, Vilarinho das Azenhas, Vilas Boas, Meireles e Ribeirinha.

O seu corpo ficará, a partir desta quarta-feira, na igreja da Misericórdia, em Vila Flor. A celebração das exéquias está prevista para quinta-feira, 9 de março, às 11h00, na igreja matriz de Vila Flor. O seu corpo será sepultado em Lodões, sua terra natal.




APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS




Mais lidas




ÚLTIMAS NOTÍCIAS