Sábado, 25 de Maio de 2024
No menu items!

Muitas atividades para assinalar 50 anos do 25 de Abril

O município vai promover um vasto programa de atividades para assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril, aberto a toda a população.

-PUB-

Os principais momentos do programa, que tem início na sexta-feira, incluem a sessão solene no dia 25 de Abril, a apresentação do Estudo “50 anos, 50 testemunhos: Os Bravos (In)Voluntários do Concelho de Alijó” e a inauguração de uma exposição fotográfica.

As comemorações do 50º aniversário de um dos marcos mais importantes da história do país terão início com a realização da palestra “A Noite só vem se nos esquecermos”, em parceria com a Associação de Deficientes das Forças Armadas, que será realizada em dois momentos diferentes, um dirigido à comunidade escolar e outro aberto à população em geral, na Casa dos Noura. No dia 23 de abril, terá lugar a Aula Aberta “Língua, Literatura e Cultura”, na Biblioteca Municipal.

O dia principal das comemorações, a 25 de Abril, começa com a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, às 09h30, em frente à Câmara de Alijó, segue-se a deposição de uma coroa de flores no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar, às 10h15, na Praça do Município.

A sessão solene terá início às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com intervenções do presidente da Assembleia Municipal, José Canelas, do presidente da câmara, José Paredes, e das forças políticas com representação na Assembleia Municipal. A sessão termina com um espetáculo de dança com o grupo de ballet orientado pela professora Virgínia Cardoso.

Às 15h00, terá lugar a sessão de apresentação do Estudo “50 anos, 50 testemunhos: Os Bravos (In)Voluntários do Concelho de Alijó”, de autoria da professora Ana Sampaio Monteiro, e a inauguração da Exposição Fotográfica, no Teatro Auditório. Pelas 18h00, realiza-se uma missa em memória dos ex-combatentes falecidos, na Igreja Matriz de Alijó.
No dia 26 de abril, os alunos da Universidade Sénior de Alijó apresentam o espetáculo “Não voltaremos atrás”, às 21h30, no Teatro Auditório Municipal. As comemorações terminam a 28 de abril com a Sessão de Contos “O dia em que o sol brilhou”, incluída no ciclo “Os Brincadores”, dirigido a famílias e que terá lugar às 15h00, na Biblioteca Municipal.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS