Sexta-feira, 26 de Julho de 2024
No menu items!




Município aplica 630 mil euros no balneário termal do Cardal

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que vai investir cerca de 630 mil euros na construção do Balneário Termal do Cardal para potenciar a exploração de água natural e alavancar novos investimentos

-PUB-

“Este balneário não é um ponto de chegada da política termal que se pretende dinamizar, é sim uma nova porta que se abre e que vai promover outro tipo de investimentos neste território termal”, afirmou Alberto Machado, presidente da autarquia do distrito de Vila Real.

O empreendimento vai ser construído na zona do Cardal, entre as freguesias de Sabroso e Vreia de Bornes, o valor da adjudicação é de 630 mil euros e a obra deverá estar concluída nos primeiros meses de 2023. O projeto conta com financiamento do programa Norte 2020.

“Nós vamos cumprir um conjunto de pré-requisitos de investigação que visam fundamentar a utilidade a água termal com fins médicos e lúdicos”, acrescentou ainda Alberto Machado. O objetivo é “potenciar a exploração da água mineral natural” existente no local, através da construção de um equipamento com a configuração de balneário que vai ter um programa também vocacionado para os tratamentos termais tradicionais.

Pretende-se que o empreendimento se afirme como “polo de atração turística” para o município e o Alto Tâmega, território onde está inserido. O edifício terá consultório médico, antecedido por uma unidade de triagem, uma zona de tratamentos com sala de espera, onde será instalado um ‘buvete’ da água mineral natural que será ali explorada. A zona envolvente é uma área arborizada do parque de merendas.

Depois de um processo “longo e difícil”, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar assinou em maio de 2019 o contrato de concessão de exploração da água do Cardal. A área de exploração concedida é de 72,5 hectares e o prazo inicial da concessão é de 50 anos. Este processo foi iniciado nos anos noventa quando, por um acaso, se descobriu a água gasocarbónica.

Já este ano a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) aprovou o plano de exploração de água mineral natural no Cardal, em Sabroso de Aguiar.




APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS




Mais lidas




ÚLTIMAS NOTÍCIAS