A Câmara Municipal de Mondim de Basto anunciou que pagou indemnizações relativas aos prejuízos causados pelo javali na época venatória 2022/2023.
No total, o Município garantiu a atribuição de um montante de 5.144,50 euros aos agricultores e produtores do concelho que haviam sido lesados pelas investidas de javalis, durante a época de caça, que terminou a 31 de maio,
Através dos serviços do Gabinete de Apoio ao Agricultor foi feito o levantamento dos prejuízos, tendo “avaliado 72 participações ‘in loco’, correspondentes a 61 queixosos, que viram as suas culturas de milho, feijão e feno destruídas”.
“A situação gravosa que muitos agricultores e produtores têm vindo a enfrentar em resultado do poder destrutivo da investida de javalis sobre culturas agrícolas, tem sido cada vez mais visível de norte a sul do país”, considera o município liderado por Bruno Ferreira, em comunicado.
Dizendo-se ciente da dimensão desta problemática, a autarquia garante que “irá continuar a apoiar todas as iniciativas que minimizem os estragos provocados por esta espécie cinegética”.