Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Município de Sabrosa acolhe 13 cidadãos ucranianos

O município de Sabrosa acolheu 13 pessoas deslocadas da guerra que atualmente destrói a Ucrânia e que neste momento está a criar uma crise humanitária, obrigando muitos cidadãos a refugiarem-se em distintos países europeus.

Este grupo, constituído unicamente por mulheres e crianças, chegou a Sabrosa no início de abril. “Os cidadãos foram trazidos por um grupo de locais que, com a colaboração de vários patrocinadores, realizaram uma viagem a um dos centros de refugiados oficiais na Polónia, conseguindo fazer chegar em segurança estas pessoas”, explica a autarquia em comunicado.

Neste momento, e depois de uma primeira fase de acolhimento oficial, atualização burocrática, de cidadania para permanência em Portugal e adaptação ao novo alojamento, o grupo “está a ser integrado na comunidade local com ações sociais, culturais e recreativas diligenciadas pela autarquia e por parceiros sociais”, refere a autarquia, acrescentando que as crianças em idade escolar “começaram também a frequentar o estabelecimento de ensino local, onde já se encontravam matriculadas”.

A câmara frisa que estão a ser desenvolvidos “todos os trâmites legais para a integração das pessoas com idade adulta em ações de formação, no mercado local de emprego e noutras oportunidades de inserção profissional”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.