Entre os apoios implementados destaca-se o “Enxoval do Bebé”, uma atribuição de mil euros a todos os recém-nascidos no concelho. Uma medida executada pela autarquia desde 2009, que pretende ajudar nos encargos dos progenitores, e fixar as famílias no concelho.
Luís Dias, natural de Boticas, recebeu este apoio pela primeira vez e refere que “estes incentivos são importantes nesta fase inicial, em que há certos gastos que são necessários, como o berço e o carrinho. Com este valor, atribuído pela câmara, já nos conseguimos orientar”.
Sabendo das despesas que ter um filho acarreta, salienta que “é uma mais-valia e uma grande ajuda”, uma vez que, inicialmente, começou por ser um apoio de quinhentos euros e, neste momento, já se duplicou o valor atribuído. Mas para poderem usufruir deste contributo, os progenitores têm de residir há mais de um ano no concelho. Só em 2024, a autarquia entregou 18 mil euros em “Enxovais de Bebé”.
Para além desta medida, todas as crianças nascidas e residentes no concelho têm ainda um apoio mensal no valor de 50 euros, desde os cinco meses até aos três anos de idade. Sueli Rio, mãe de duas crianças, beneficiou de todos estes apoios e frisa que “é uma grande ajuda, uma vez que, como o concelho se encontra bastante isolado, torna-se mais difícil a deslocação ao hospital de Vila Real, por exemplo, e é sempre um apoio para colmatar esses gastos de estarmos mais longe e de termos de nos deslocar para as consultas. São quase dois mil euros, é sempre uma mais-valia”.
Este apoio, garante, não é determinante na decisão de ter um filho, mas pode ajudar a manter a sua residência em Boticas e também pode ser um incentivo para atrair mais pessoas para o concelho. Esta medida foi criada com o intuito de fixar as famílias existentes, mas também para atrair novas famílias de outros locais que queiram fixar-se no concelho e assim combater a desertificação e aumentar a demografia.
As crianças e jovens do concelho, até ao 12º ano de escolaridade, contam ainda com outros tipos de apoios a cargo do município, como a oferta dos livros de fichas, material escolar, refeições e ainda do transporte.