Sábado, 17 de Janeiro de 2026
No menu items!

Município projeta construir uma creche municipal e uma piscina escolar

A creche municipal e o reforço da qualidade do ensino básico e secundário são prioridades para o executivo municipal, com o propósito de garantir “um futuro mais promissor para os jovens do concelho”, sublinhado que “a expansão das infraestruturas educativas tem permitido responder às necessidades das famílias”.

A educação foi uma das transferências de competências da Administração Central para o município, ocorridas no presente mandato, e o bom relacionamento entre autarquia e a direção do Agrupamento de Escolas leva a que ambas as instituições estejam focadas na promoção de uma educação de excelência no concelho. O agrupamento surgiu mesmo destacado no ranking das escolas, e foi considerado o melhor do distrito.

Em termos de infraestruturas, o edifício-sede foi alvo recentemente de uma reabilitação, as necessidades atuais predem-se essencialmente com a manutenção do edifício.

Relativamente ao Centro Escolar, este já carece de algumas obras estruturais, estando neste momento a serem realizadas duas candidaturas para o espaço. Uma dedicada exclusivamente à educação com a correção de infiltrações e reabilitação do espaço exterior.

A outra candidatura para a construção da Creche Municipal, que irá nascer no espaço contíguo ao Jardim de Infância, para permitir o aproveitamento de recursos técnicos, estruturais e de serviços.

Outras obras em destaque são a beneficiação da Escola Primária de Vilarinho, a conclusão das obras do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. O município investiu ainda no parque automóvel para assegurar, com transportes próprios, viagens mais confortáveis e um percurso mais curto para os estudantes, e procedeu à internalização da confeção das refeições reforçando a qualidade das mesmas, além de ter alargado os campos de férias durante o mês de agosto.

Para os estudantes do ensino superior, também neste mandato, foram criados apoios financeiros, nomeadamente às viagens de casa para as universidades e vice-versa, através do transporte assegurado pelo município ou do pagamento dos bilhetes.

O município adianta ainda que, na área da educação, o próximo grande desafio será a construção da Piscina Escolar Coberta, que “está já em fase de projeto para ser candidatada muito em breve”.

Outros Artigos

Barragem de Freixiel vai ser o maior investimento de sempre no concelho

Com um investimento de mais de 17 milhões de euros, o Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel era um projeto ansiado há muitos anos e está prestes a tornar-se uma realidade. O empreendimento inclui a Barragem das Olgas, que vai originar uma albufeira de 600 hectares, a ser construída na aldeia de Samões. Outra parte do projeto é a rede de rega que está já a ser instalada no terreno, empreitada com um valor de aproximadamente cinco milhões de euros.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.