“A exposição [im]provável resulta do trabalho realizado em contexto de sala de aula, no âmbito das disciplinas de Português, História, Educação Visual e Tecnológica, Ciências da Natureza e Educação Musical, pelos alunos do 5.º ano D”, daquele agrupamento de escolas em Lamego.
De acordo com uma nota de imprensa, a mostra, de entrada gratuita, que é inaugurada este sábado e está patente até dia 18 de julho, chega ao Museu de Lamego depois das estórias [im]prováveis, das conversas [im]prováveis e das visitas [im]prováveis.
“Num desdobramento da segunda edição do concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis, promovido entre o Museu de Lamego e a Rede de Bibliotecas de Lamego, a Exposição [im]provável resulta do trabalho realizado em contexto de sala de aula”, refere o documento.
Os alunos “participaram no concurso de escrita criativa, com textos literários em prosa ou em verso, inspirados nas obras do museu, e nas visitas [im]prováveis, nas quais foram protagonistas”, acrescenta.
“Ao longo de vários meses o Museu de Lamego e as suas coleções foram tema de um projeto educativo, que esteve na origem da produção de vídeos, e-books, bandas desenhadas, postais pop-up, sopas de letras e crucigramas, agora reunidos na exposição [im]provável”.
Segundo a mesma nota de imprensa, enquanto decorria a fase de inscrição no concurso, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa conversa sobre escrita criativa, com Tiago Salazar, de assistir à primeira das visitas [im]prováveis, conduzida por Alexandre Hoffmann Castela, e à conversa [im]provável promovida na Semana da Leitura, que juntou, num ‘webinar’ sobre arte e literatura, os dois escritores à poeta Maria do Rosário Pedreira.